Nossa história

Foi por inspiração de Felix Guisard que nasceu a Associação Comercial e Industrial de Taubaté. A entidade foi fundada em 04 de março de 1899, de acordo com o registro dos primeiros estatutos existentes no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca. Felix Guisard liderou um grupo de comerciantes para enfrentar as dificuldades apresentadas diante do cenário instalado com a crise do café, em 1899 e desde então, a ACIT consolidou-se como uma das mais atuantes associações de lojistas de todo o interior do estado, sendo a terceira Associação Comercial mais antiga do Estado de São Paulo e a mais antiga do Vale do Paraíba, completando seus 122 anos em 2021.

A entidade já teve a sigla A.C.T antes de se tornar ACIT, como conhecemos atualmente. Segundo jornais da época, as reuniões para a criação da entidade ocorreram no “sobrado do Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, no Largo da matriz”, local que inclusive, foi a primeira sede da associação e o ponto de partida que dotou Taubaté de uma instituição que sempre projetou o dinamismo do comércio. A primeira diretoria foi assim composta pelo Presidente Felix Guisard, o Vice-Presidente Antônio Gomes de Souza Penna, o Primeiro Secretário Joaquim Gonçalves Freitas, o Segundo Secretário Brás Curiu e o Tesoureiro Crispim José de Carvalho. Felix Guisard dirigiu a entidade até 1904.

Já no início deste século, a entidade destacava-se com a criação de cursos noturnos, voltados para empresários, dependentes e seus funcionários. Os cursos abrangiam temas como escrituração mercantil, direito comercial e geografia comercial. Entretanto, segundo pesquisas feitas pela ACIT, a entidade teve um período de pouco atividade, principalmente a partir da década de 10, vindo ressurgir com mais força em 1934, quando seus estatutos foram reformulados e tomou posse como presidente o empresário Francisco de Barros, que dirigiu a entidade até 1939.

Logomarca da A.C.T nos anos 80

A história da entidade está totalmente ligada ao desenvolvimento de Taubaté, e representa figura importante nos diversos períodos econômicos vivenciados pela cidade e também pelo país.

A sede da ACIT já passou por alguns endereços da cidade, como o Edifício Santa Marina na Rua Carneiro de Souza, 66 - Centro e em um prédio na Rua Duque de Caxias, 159, liderado pelo então Presidente da ACIT, Sr. Dirceu Ortiz Gomes em 1987. Nessa mesma época, em seu quadro de associados, a entidade contava com empresas como Lojas Arapuã e Casas Buri.

Em 1993 a ACIT inaugurou o “Palácio do Comércio”, na Rua Jacques Felix, 675. Nesse mesmo ano, a ACIT também inaugurava o “SPC” automatizado, com sistema de telecheque. Por fim, a entidade residiu por alguns anos na Praça Monsenhor Silva Barros até retornar para sua sede atual da Rua Jacques Felix em 2016.

Construção da Sede da ACIT na Rua Jacques Felix. Fonte: Jornal do Empresário

Informatização do SCPC nos anos 90
Fonte: Jornal do Empresário

OBRAS-CALCADAO-DE-TAUBATE-EM-1986.jpg

do
Calçadão

Entre 1996 a 1998, um dos grandes feitos da ACIT foi à realização da FEITAU – Feira do Comercio, Indústria e Serviços de Taubaté, realizada nas dependências do Comando de Aviação do Exército (Cavex), na gestão do Presidente Sr. Augusto Ambrogi, gestão essa, que ficou conhecida por belas edições de bailes comemorativos do comércio, que homenageava grandes empresários da cidade, eventos de natal e grandes encontros empresariais de desenvolvimento e networking.

Obras do “calçadão” em 1986. Fonte: Jornal do Empresário

DIRCEU ORTIZ.jpg

Dirceu Ortiz Gomes

Presidente de 1985 a 1995

“A ACIT quando assumi, estava pré falimentar, com mais de oitenta títulos protestados. Com a ajuda dos meus pares, consegui quitar tudo. Após um longo período de melhorias, partimos para a informatização da entidade. De 40 sócios, partimos para 400. Conseguimos informatizar o SCPC e, aos poucos, construímos a sede entidade, que hoje é muito respeitada, é uma das mais eficientes da região.”

Um agradecimento especial a todos os Presidentes e responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da ACIT. Sem a contribuição, carinho e dedicação de vocês tudo isso ainda seria um sonho!

"Lucas Fabricio"